Friday, November 12, 2010

Aviso

"The moon is not only beautiful
it is so far away
the moon is not only ice cold
it is here to stay"

Quando os homens partiram na Apollo 11 rumo à lua todos os homens partiram. E Apollo virou Apolo. Em português, pois deve ter virado coisas que eu seria incapaz de explicar aqui. Gostaria de explicar em sérvio ou croata. Pode ser que soubesse explicar em espanhol ou alemão. Até mesmo me esforçaria por entender em francês ou italiano. E me recriminaria por não saber mais do que este pequeno pedaço do espaço de um mundo que acabara de ser abandonado.

E quando meus filhos me perguntassem porque eu permaneço aqui, diria apenas que não pude compreender tudo isso. Se quisessem mesmo entender, eles que pensassem que me era indiferente o lugar da morte, mas apenas sua forma; eles que entendessem que eu não pretendia ser dono de ninguém, mas apenas abertura; eles que notassem que eu não tinha pretensões, mas apenas esperanças. Enfim, que não lhes pertencia e nem eles a mim.

Mas viajar à lua não deveria dizer respeito aos meus filhos, de qualquer forma, e sim ao abandono.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home