Sunday, June 25, 2006

do orkut: Sorte de hoje: Seus planos atuais serão bem-sucedidos

do horóscopo da folha: Sorte e favorecimento nas semanas próximas. assuntos ligados a filhos, fertiliodade também criativa e aceitação de desafios em destaque. o amor desempenhará grande motivação em suas decisões. bom fluxo de sentimentos; acredite mais em você e ouse mudar. aja

tudo bem que é bem menos inteligente citar o horóscopo e o orkut do que citar Hobbes, mas partiremos de três supostos:

1-) peixes é um signo horrível
2-) essas coisas têm validade diária ecomo já é noite este é um post inofensivo
3-) nem tudo o que é certo é certo, afinal a Holanda não fez fair play mas merecia ganhar de portugal
4-) como Gramsci diz que o senso comum tem um núcleo sadio que deve ser cultivado, chamado bom senso em busca de uma concepção de filosofia que venha das massas e que se sustente politicamente nessas massas vá lá.

a política, nesse caso, é uma espécie de visão religiosa que olha para o presente e calcula o futuro, é religiosa no sentido de se manter uma esperança de algo que sempre está por vir e será redentor. algo que quase certamente não virá. não pra nós. Kafka já disse, antes de Auschwitz: "há esperança infinita, mas não para nós". Walter Benjamin, sobre Kafka, disse q certo estava Bucéfalo, que se livrou dos homens e estudou o passado, buscando lá a humanidade, ou pelo menos compreendê-la. nada de fórmulas, máquinas e salas escuras. e como o Bob escreveu (leia o blog dele: http://www.jauladeferro.blogspot.com/) nada de previsões. esperança científica é o mesmo que sentimento científico, amor não se calcula, amizade não se calcula e os resultados disso não são os esperados. seres humanos são SERES e não números. vc não pode esperar algo que depende do que outras pessoas têm de fazer sem saber o que vc está pensando. malditos sejam todos os cientistas sociais que se esquecem que o fundamental é o indivíduo e não a sua tarefa: quem nos impôs essa tarefa? quem disse que as pessoas que acreditam no horóscopo estão sob efeito do ópio devia estar sob efeito do pó das grandes obras, não conseguiu vê-las à luz do dia. talvez nem goste de olhar pro céu.

futuro não é, será... ou nem isso. presente é e as pessoas precisam viver, precisar de outras pessoas e pra isso elas precisam acreditar nas outras pessoas.

"when the crowds are gone and I'm all alone Playing the saddest song (...) I never wanted to know Never wanted to see I wasted my time Till time wasted me Never wanted to go Always wanted to stay 'Cause the persons I am Are the parts that I play So I plot and I plan Hope and I scheme To the lure of a night Filled with unfinished dreams I'm holding on tight To a world gone astray As they charge me for years I can no longer pay"

é uma questão bastante simples, de sobrevivencia, de sociabilidade, ou vc vira um herói e vai morar na porra da Terra média, ou vc se integra no mundo e passa a conviver com ele, e vc pode ser crítico, merda! não é necessário ser um panaca científico q espera td e só se fode no fim. o se foder é imanente à razão. a esperança é o que lhe combate, mas é uma luta desigual, por isso chego a três conclusões:

1-) a trsiteza só existe pq ela se referencia na esperança distante. talvez por isso ela seja bonita: ela olha pra frente, sabendo que pode não alcançar o futuro, mas olha pra frente. qdo ela olha pra tràs é pra lamentar o presente e as dificuldades q foram legadas e impedem que ela desapareça
2-) por saber expressar isso eu acho q mano, savatage é muito, mas muito foda. já os cientistas...
bom, o Bob e o kaique são mais humanos q cientístas, mas com uma forcinha até dá pra cientificizá-los, mas essa com certeza não é a melhor opção


(pra uma postagem despretenciosa é o bastante descobrir a verdade sobre a tristeza? ah, se não fosse a auto-ironia seriamos tão auto-complacentes...)

3 Comments:

Blogger boB said...

"malditos sejam todos os cientistas sociais que se esquecem que o fundamental é o indivíduo e não a sua tarefa: quem nos impôs essa tarefa? quem disse que as pessoas que acreditam no horóscopo estão sob efeito do ópio devia estar sob efeito do pó das grandes obras, não conseguiu vê-las à luz do dia. talvez nem goste de olhar pro céu"
MUITO BOM!

Inteligente não é citar hobbes ou o horóscopo, mas saber traduzi-los e não tomá-los como verdades absolutas. Entender o pq: não o pq da ciência, mas do humano. (isso fez algum sentido? ahahah)

8:58 AM  
Blogger boB said...

aliás, uma pergunta de cientista:
O Que é Humano?

8:59 AM  
Blogger Stella said...

genial sua conclusao numero 1.
genial!!

10:26 AM  

Post a Comment

<< Home